A logística verde é uma iniciativa imprescindível para a proteção do meio ambiente e pode ser colocada em prática a partir de ações simples, mas poderosas.
Quando pensamos no cuidado com a natureza, é preciso refletir sobre os impactos causados por cada uma de nossas ações.
Em uma empresa, isso significa que é necessário repensar as mais diversas operações, desde os processos produtivos até questões logísticas, como o transporte das mercadorias.
Nesse sentido, diante da necessidade urgente de mudanças no cenário ambiental, diversos negócios já estão adotando a sustentabilidade como um de seus pilares e aplicando esse conceito fundamental que é a logística verde. Continue a leitura e saiba mais sobre ele!
Dicas para aplicar a logística verde
A logística verde consiste em um conjunto de medidas aplicadas com o objetivo de tornar os processos logísticos mais sustentáveis, reduzindo os impactos ambientais causados por eles.
Assim, é possível alcançar metas como a redução da pegada de carbono da empresa, contribuir com a prática da reciclagem e diminuir os desperdícios envolvidos nas suas operações.
Para isso, é preciso incorporar uma série de atitudes nos processos da empresa. Conheça algumas delas:
Analise os propósitos da empresa
Quanto falamos em logística verde, é importante compreender que essa iniciativa faz parte da adoção de uma postura mais sustentável por parte de um negócio.
Assim, para cumprir os propósitos estabelecidos e reduzir os impactos causados sobre o meio ambiente, é preciso que a sustentabilidade seja incorporada às práticas da empresa de forma duradoura.
Isso significa que o cuidado com o meio ambiente deve se tornar um pilar na atuação do negócio, levando mudanças a diversos processos.
Otimize a logística de transporte
Para desenvolver operações logísticas mais sustentáveis, é indispensável que o transporte seja planejado e executado de forma mais estratégica.
Com um bom planejamento de rotas, por exemplo, é possível realizar um percurso mais curto, que diminui a poluição gerada pelos veículos.
Além disso, para otimizar ainda mais essa etapa, também há a possibilidade de utilizar veículos elétricos, que são muito mais sustentáveis do que os tradicionais.
Promova ações para a redução de desperdício
O desperdício é um fator que pode prejudicar tanto o aspecto financeiro de uma empresa quanto a sua ação sobre o meio ambiente.
Assim, a logística verde também deve incorporar uma mentalidade de consumo consciente, incentivando colaboradores a utilizarem recursos com mais consciência e responsabilidade.
Isso pode envolver ações simples, como apagar as luzes ao deixar um ambiente, otimizar o uso de folhas de papel e ligar aparelhos de climatização somente quando necessário.
Pratique a logística reversa
Não podemos falar em processos logísticos mais sustentáveis sem mencionar a importância de praticar a logística reversa.
Essa iniciativa consiste em um fluxo contrário ao da produção comum, em que o produto vai da empresa até o consumidor.
Uma vez que os fabricantes e comerciantes devem se responsabilizar pelo ciclo de vida das suas mercadorias, os consumidores retornam os itens à empresa após o uso, de modo que eles sejam descartados e destinados corretamente.
Busque parceiros que valorizem a sustentabilidade
Por fim, para implementar a logística verde de forma efetiva, é fundamental que o seu negócio conte com parceiros que compartilham o compromisso com o meio ambiente.
Assim, ao procurar por uma empresa para realizar seus processos logísticos, essa deve ser uma das prioridades, junto à eficiência e agilidade das operações.
É assim que a OPR Logística atua, adotando práticas sustentáveis e altamente eficientes, que garantem processos bem executados e mais responsáveis.
Na unidade de Limeira, por exemplo, a operação é 100% elétrica, o que reduz significativamente as emissões de carbono dos seus processos logísticos.
Acesse o nosso site e conheça melhor nossos serviços!
(Imagens: divulgação)