Coletas e entregas de mercadorias: como gerar economia e evitar erros?

Toda a operação logística tem como principal objetivo realizar as coletas e entregas de materiais com qualidade e segurança, viabilizando operações industriais, comerciais e particulares.

São matérias-primas que precisam chegar às fábricas para serem transformadas em produtos de consumo ou mercadorias que devem ser entregues em tempo hábil para serem disponibilizadas nas gôndolas das lojas e supermercados.

Também são pedidos entregues para o consumidor que adquire seus bens através de lojas virtuais ou ainda mudanças e envios dos mais diversos produtos que precisam viajar e chegar em condições adequadas aos seus destinatários.

Todos os dias milhões de encomendas e cargas são coletadas e enviadas aos seus destinos, atendendo as mais diversas necessidades da sociedade.

Neste artigo, apresentaremos detalhes a respeito de como gerar economia e evitar erros nos processos de coletas e entregas de mercadorias. Continue a leitura e confira!

Principais erros nas coletas e entregas na logística

Muitos dos erros nas coletas e entregas de materiais poderiam ser evitados, no entanto, prejuízos operacionais e financeiros acabam acontecendo em função de problemas logísticos.

As coletas muitas vezes são realizadas em armazéns desorganizados, onde erros na separação das mercadorias acontecem em função da falta de planejamento e metodologias adequadas, além de uma pseudo agilidade que de fato não existe.

Outro problema está no carregamento da carga, quando, em muitos casos, os produtos são colocados nas carrocerias do veículo sem os devidos cuidados, como resultado ocorrem danos e devoluções de mercadorias.

No que se refere às entregas, os problemas se iniciam a partir de erros cometidos no preenchimento das notas fiscais, onde pode ocorrer:

  • endereços incompletos ou inexistentes,
  • produtos em desacordo,
  • falta de mercadorias especificadas nas notas.

Além disso, os erros cometidos pelos profissionais responsáveis pela entrega e a falta de conferência por parte de quem recebe acaba ocasionando desgastes e grandes transtornos.

Para isso, é fundamental ter cuidado com os comprovantes e, especialmente, com os atrasos nas coletas e entregas das mercadorias, situações que impactam diretamente a qualidade dos serviços de transporte.

A falta de comunicação e rastreamento também contribuem para a desinformação e podem ocasionar sérios prejuízos.

Como gerar economia nas entregas e coletas?

A economia e a assertividade nas entregas e coletas de mercadorias dependem de cuidados específicos voltados à eficiência das operações.

Isso é alcançado por meio da otimização das rotas de entrega, o que proporciona maior rapidez, fluidez e contribui de forma efetiva para a organização das atividades.

Outro ponto a ser destacado é a busca por transportadoras que atendem as necessidades da sua empresa, portanto, torna-se imprescindível avaliar:

  • capacidade de atendimento,
  • organização operacional,
  • rapidez,
  • preços condizentes com o mercado,
  • disponibilidade tecnológica,
  • experiência e estrutura adequada.

Além disso, é muito importante que a gestão eficaz do inventário da sua empresa seja priorizada, o que significa organização, avaliação dos estoques e formalização de todos os processos envolvendo a movimentação das mercadorias.

Inteligência logística: como criar um diferencial competitivo?

Contar com a inteligência logística se tornou um diferencial de mercado, onde as coletas e entregas passaram a ser vistas como fatores fundamentais para a tomada de decisão na contratação de serviços ou na compra de produtos.

Uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria Deloitte mostra que 73% dos consumidores consideram a qualidade e o prazo de entrega fundamentais em uma negociação.

Para que essa expectativa seja atendida, torna-se indispensável que sejam criados diferenciais competitivos na área logística das operações.

Portanto, é fundamental a automação dos processos para melhorar a eficiência operacional, além de trabalhar a personalização do atendimento que garanta a fidelidade dos clientes.

Uma maneira de iniciar imediatamente um processo de inteligência logística nas coletas e entregas de mercadorias é contar com uma transportadora que apresente esses diferenciais e atenda com qualidade as demandas existentes.

Mais do que isso, ela precisa oferecer serviços que proporcionam a satisfação daqueles que recebem as mercadorias.

Agora que você conhece mais a esse respeito, leia nosso artigo que apresenta o gerenciamento logístico: as vantagens de contar com a OPR Logística!

(Imagens: divulgação)

Compartilhe!

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp