Como a roteirização de entregas impacta a experiência do cliente?

A roteirização de entregas é uma ação que apresenta muitos benefícios para todos os envolvidos nos serviços de transporte.

Trata-se de uma estratégia que possibilita uma melhora significativa na prestação desse serviço:

  • reduzindo custos,
  • agilizando os processos,
  • garantindo a satisfação dos clientes.

De acordo com a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP), os atrasos e as não entregas são os principais problemas enfrentados pelos clientes no comércio eletrônico.

Segundo o Procon, na Black Friday de 2023, esse quesito foi o responsável por 30,57% das reclamações, situação que acaba refletindo diretamente na imagem e na lucratividade das operações.

Neste post, apresentaremos como a roteirização de entregas impacta a experiência do cliente e consequentemente a lucratividade das operações. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!

Entenda como funciona a roteirização de entregas

A roteirização de entregas consiste na definição dos trajetos a serem percorridos para a distribuição dos pedidos em determinada região, um processo conhecido como last mile no mundo da logística.

Para isso, diversas variáveis precisam ser consideradas, tais como:

  • localização dos clientes,
  • tráfego,
  • horários em que os clientes podem receber os materiais,
  • capacidade dos veículos, etc.

A partir desses dados, torna-se possível elaborar o melhor roteiro a ser percorrido, promovendo a agilidade das entregas, redução dos custos, atendimento às diversas demandas e facilidades para o motorista e seus ajudantes.

Por que fazer a roteirização de entregas?

A roteirização de entregas possibilita ao motorista um trajeto que permita realizar o trabalho de maneira otimizada.

Portanto, as entregas acontecem em uma sequência que possibilite evitar filas, esperas e todo tipo de inconveniente que possa ocorrer no trabalho de campo, ou seja, nas ruas e avenidas das cidades.

A partir dessa medida, os seguintes benefícios são perceptíveis:

  • garantia de planejamento logístico, possibilitando mudanças a qualquer momento,
  • roteiro levando em conta o melhor trânsito,
  • atendimento aos horários de entrega,
  • possibilidade de escolha por melhores rotas, garantindo a segurança no processo,
  • melhora da produtividade,
  • respeito a jornada de trabalho dos motoristas e demais profissionais,
  • redução dos custos de transporte.

Além disso, com a tecnologia disponível, pode-se acompanhar em tempo real todo o processo, portanto, é possível saber exatamente onde os veículos se encontram e qual o próximo destino.

Como a roteirização impacta a experiência do cliente?

Diante de todas essas vantagens, quando ocorre uma melhora significativa em toda a operação e, em especial, na gestão logística, o maior dos benefícios se dá através da satisfação do cliente.

Atualmente, pode-se oferecer aos consumidores um acompanhamento dos pedidos realizados através da internet, o que já demonstra uma preocupação em atender bem e oferecer serviços extras ao mercado.

Além disso, fazer a entrega dos pedidos no local correto, dentro do prazo estabelecido e no horário que melhor convém ao cliente, é sem dúvida um diferencial que chama a atenção.

Essa ação só será possível se uma boa roteirização de entregas for desenvolvida, possibilitando uma grande assertividade e buscando alternativas viáveis diante dos imprevistos que o trânsito das cidades oferece.

Empresas que desejam se diferenciar no mercado, precisam cuidar de todos os processos no relacionamento com seu mercado e especialmente com aqueles que prestigiam o seu negócio adquirindo produtos.

Isso significa não esquecer da fase final do processo de vendas, ou seja, a entrega das mercadorias, onde poder contar com um parceiro logístico que cumpre com seus compromissos e que não mede esforço em se aprimorar e oferecer o que existe de melhor no mercado é um diferencial.

Se o seu empreendimento busca por qualidade nos serviços, bons preços e agilidade nos processos de entrega, conte com a OPR Logística, uma empresa com 25 anos no mercado, oferecendo o que existe de melhor quando o assunto é transporte!

(Imagens: divulgação)

Compartilhe!

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp