Sua empresa já pensou em ter o apoio de uma consultoria logística, visando otimizar todos os processos dessa importante e fundamental área?
Por muito tempo esse setor foi visto como a consequência das principais ações de um negócio, ou seja, produzir e vender.
Acontece que com o avanço tecnológico, somado a competitividade e concorrência do mercado, a área de logística deixou de ser vista como um setor secundário, tornando-se um fator decisivo para o fechamento de um negócio.
De acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), esse setor vem acompanhando a economia nacional, quando o seu Produto Interno Bruto (PIB) apresentou crescimento nos últimos 3 anos:
- 2021 – 12.9%,
- 2022 – 8,4%,
- 2023 – 2,6%.
O PIB brasileiro em 2023 foi de 2,9%, colocando nosso país entre as 10 maiores economias do mundo, portanto, o transporte e a logística precisam receber a devida atenção para que o Brasil possa alcançar resultados ainda melhores.
Neste artigo, apresentaremos detalhes e a importância da consultoria logística, uma ação que impacta positivamente a expansão dos negócios em nosso país. Continue a leitura e confira!
Entenda como funciona a consultoria logística
A consultoria logística é uma prática profissional cujo objetivo é otimizar a cadeia de suprimentos de uma corporação.
Portanto, vai muito além do transporte, envolvendo todos os setores dessa área, tendo por objetivos melhorar a funcionalidade de cada processo, aumentar a produtividade e reduzir custos.
O projeto de consultoria consiste no desenvolvimento de trabalhos em várias frentes, contando com profissionais experientes que conhecem o setor. São elas:
- diagnósticos,
- análise de riscos,
- criação de controles,
- definição e implementação do projeto,
- avaliação dos resultados.
Etapas da consultoria logística
Diante de todo o trabalho que precisa ser desenvolvido para que os resultados sejam alcançados, algumas etapas da consultoria logística são fundamentais para o êxito do projeto.
Tudo se inicia pela visita e entrevistas que precisam ser realizadas com:
- diretores,
- gerentes de logística,
- operadores de armazém,
- motoristas de caminhões,
- fornecedores,
- outros profissionais que possam colaborar com a análise da situação atual.
Na sequência, ocorre a análise dos processos, quando o consultor passa a avaliar de que forma as operações são executadas na empresa, qual o desempenho dessas atividades e na identificação de problemas e gargalos que possam estar comprometendo os resultados.
A apresentação de diagnóstico é a etapa seguinte, quando ocorre o compartilhamento das análises, descobertas e recomendações com os demais membros da empresa envolvidos no projeto.
Validando as aprovações das mudanças e dos ajustes necessários, inicia-se a implementação das ações corretivas, quando novos formatos de trabalhos passam a fazer parte da operação.
Por fim, ocorre o monitoramento de desempenho, quando, através de indicadores, é possível uma avaliação confiável sobre os resultados que estão sendo alcançados com as mudanças.
O potencial da consultoria logística para a expansão dos negócios
A experiência e o conhecimento de profissionais que desenvolvem atividades no setor e já conviveram com diversas realidades em termos de processos logísticos possibilita que um projeto bem desenvolvido tenha como resultado a expansão dos negócios.
Daí então a importância da consultoria logística, uma atividade que efetivamente apresenta:
- melhora na eficiência operacional,
- redução de custos,
- otimização dos processos.
Como consequência, obtém-se uma melhora no desempenho da empresa que se reflete na satisfação dos clientes e nos resultados operacionais e financeiros da corporação.
Se a sua empresa busca por soluções envolvendo os processos logísticos, vale a pena contar com a OPR Logística, uma empresa experiente e capacitada para colaborar no aprimoramento e no transporte de materiais, afinal, são 25 anos de trabalho contínuo no setor, oferecendo agilidade e segurança a seus clientes!
(Imagens: divulgação)