Adotar práticas de ESG na logística envolve a adoção de um conjunto de ações que minimizem os impactos causados pelo setor, contribuem para a melhoria do meio ambiente e favorecem uma gestão eficiente e sustentável de toda a cadeia de suprimentos.
A preservação ambiental é uma preocupação global e urgente.
E a cada dia vemos dirigentes, ambientalistas, empreendedores, consumidores e a sociedade em geral engajados em ações que visem preservar a natureza para garantir um futuro mais sustentável às futuras gerações.
Nesse cenário, empresas que adotam práticas sustentáveis obtêm diversos benefícios operacionais e competitivos no mercado, afinal, consumidores e investidores priorizam marcas responsáveis social e ambientalmente.
O ESG é um conceito que avalia o desempenho das empresas no que diz respeito à sustentabilidade e à responsabilidade social.
Segundo dados do Panorama ESG 2024, lançado pela Amcham Brasil (a maior Câmara Americana de Comércio fora dos Estados Unidos), 71% das empresas brasileiras já adotam práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
Especialmente falando de logística, adotar práticas ESG ajuda a tornar a gestão de toda a cadeia de suprimentos mais eficiente, trazendo vários benefícios para a empresa e para o meio ambiente.
Continue a leitura e confira os benefícios de ser sustentável.
O ESG na logística
ESG é uma sigla em inglês para:
- E – Environmental (ambiental),
- S – Social,
- G – Governance (Governança).
O conceito ESG representa um conjunto de boas práticas que mostram o desempenho e confirmam o compromisso de uma empresa em ser sustentável, socialmente justa e transparente em suas operações.
Dessa forma, ESG na logística, ou em qualquer outro setor, é baseado em três pilares:
Ambiental: diz respeito às ações da empresa no que se refere a preservação da natureza, a sustentabilidade e a redução do impacto negativo que as atividades empresariais geram ao meio ambiente.
Social: se refere às responsabilidades sociais da empresa e envolve desde a inclusão até a diversidade, segurança e bem-estar, tanto dos colaboradores como da comunidade no seu entorno.
Governança: é o pilar que trata das boas práticas da gestão, principalmente no que diz respeito à ética e à transparência nos negócios.
Como você pode perceber, o ESG na logística considera:
- os impactos negativos que todos os processos da cadeia de suprimentos têm no meio ambiente,
- a busca de melhorias em diversos aspectos da sociedade,
- adoção de políticas transparentes de gestão.
Benefícios que vão além da sustentabilidade
Além de mostrar a sua preocupação, o seu comprometimento com o meio ambiente e a sua responsabilidade social e ética nos negócios, adotar práticas ESG na logística traz benefícios para a sua empresa.
Entre eles, destacamos:
- menos desperdício de tempo e materiais,
- mais economia dos recursos naturais,
- redução de custos,
- diferencial competitivo,
- maior produtividade,
- atrai investidores para a sua empresa.
Para você saber, segundo publicação no portal Mercado & Consumo, para 99% dos investidores as práticas de ESG das empresas pesam em suas decisões.
Como dar os primeiros passos para aplicar o ESG na logística?
Você pode começar a praticar ESG na logística criando, por exemplo, programas para melhor uso de materiais e recursos, como a água, energia, embalagens, combustível, etc.
Outra forma de economia financeira e redução de emissão de carbonos é otimizar as rotas de entrega das suas mercadorias.
Outra dica para reduzir a emissão de carbonos é a utilização de veículos elétricos ou híbridos.
Busque criar iniciativas que incentivem a redução de resíduos, a reciclagem das embalagens e/ou reutilização dos materiais possíveis.
Comece também avaliando as condições de trabalho da sua equipe. Crie políticas que valorize os direitos humanos e promova a inclusão, diversidade, a segurança e o bem-estar de todo o seu capital humano e da sociedade à sua volta.
Crie políticas de administração que priorize a ética e a transparência e divulgue seus resultados para todas as pessoas interessadas nos canais de comunicação da sua empresa.
Agora que você descobriu que adotar o ESG na logística faz a diferença para o meio ambiente e para os seus negócios, que tal acessar nosso site e conhecer a OPR Logística e como podemos ajudar a sua empresa a ser mais sustentável?
(Imagens: divulgação)