A logística reversa tem se tornado uma prática comum entre um número cada vez maior de empresas.
Entre as motivações, podemos encontrar tanto benefícios para os próprios negócios quanto a preocupação com o meio ambiente.
Afinal, em um cenário no qual a necessidade de um descarte correto e consciente dos resíduos é tão urgente, essa prática desempenha um papel bastante importante para a aplicação de estratégias sustentáveis.
Para entender melhor o que é a logística reversa, como ela é aplicada nas empresas e quais são os benefícios promovidos por ela, continue a leitura!
O conceito de logística reversa
Em geral, podemos definir a logística reversa como o fluxo físico de produtos de uma empresa no caminho inverso que eles tomam inicialmente. Ou seja, ela se inicia no ponto de consumo e se destina ao ponto de origem.
Assim, ela é aplicada, por exemplo, quando um cliente devolve um item comprado ou decide trocá-lo por outro produto.
Por outro lado, a prática tem ganhado mais relevância devido ao seu potencial no cuidado com o meio ambiente, tendo em vista a participação do processo no descarte de resíduos.
Nesse sentido, outra definição possível para a logística reversa é a da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
No documento, o processo é definido como um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações e procedimentos destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.
Por que investir em logística reversa?
Como você pôde ver, essa é uma prática estimulada pela PNRS, tendo em vista o seu potencial para o cuidado com o meio ambiente.
A partir dela, as empresas tomam responsabilidade pelos produtos que produzem e comercializam, fazendo com que, após o consumo, esses itens sejam destinados de maneira correta, preferencialmente ao processo de reciclagem.
Dessa forma, esse tipo de logística contribui para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. No entanto, vale lembrar que ela também pode trazer benefícios para os próprios negócios.
Um exemplo é a redução de custos envolvidos na produção, uma vez que certos produtos podem retornar à cadeia produtiva em forma de matéria-prima, sendo reutilizados para a fabricação de novos itens.
Além disso, também é importante ter em mente que o comprometimento com a causa ambiental é um elemento bastante relevante para grande parte dos consumidores, contribuindo com a imagem da empresa.
Como dar os primeiros passos rumo a um novo futuro?
O primeiro passo para adotar a logística reversa na sua empresa é definir o fluxo a ser seguido pelos produtos.
Isso significa, também, estabelecer os procedimentos a serem adotados pelos consumidores e informá-los de forma clara e detalhada, para que possam fazer a sua parte e retornar os itens à empresa.
Para criar um fluxo bem organizado e que possa atender às necessidades do seu negócio, vale a pena contar com uma empresa especializada, na qual você possa confiar para realizar esse serviço.
Ao fazer essa escolha, é importante priorizar parceiros com expertise no assunto, que contem com equipamentos e equipes qualificadas para cuidar do seu fluxo logístico.
É por isso que a OP Logística é a parceira ideal para colocar a logística reversa em prática na sua empresa, priorizando o sucesso do seu negócio e o cuidado com o meio ambiente. Entre em contato conosco!
(Imagens: divulgação)