Para tratarmos dos detalhes da logística omnichannel é preciso em primeiro lugar compreender o que é exatamente essa estratégia.
A palavra omni é derivada do latim e significa “tudo”, já channel vem do inglês, que traduzida quer dizer “canal”.
Portanto, trata-se da possibilidade do mercado se relacionar com a sua empresa por todos os canais, garantindo que independente do contato realizado, todos os colaboradores e canais envolvidos conseguem obter informações a respeito do histórico dessa relação.
Uma pesquisa realizada pela Opinion Box e Bornlogic mostrou que 3 em cada 4 brasileiros valorizam as empresas que possuem os seus canais de comunicação integrados.
Voltando-se ao mundo da logística, isso significa realizar uma compra via um e-commerce, retirar a mercadoria em uma loja física e, se for o caso, providenciar a sua troca mediante um suporte disponibilizado no site da empresa.
Isso é omnichannel. Deseja conhecer detalhes a respeito? Continue a leitura e confira!
O que é logística omnichannel?
A logística omnichannel consiste em oferecer ao mercado e aos clientes a possibilidade de utilizar os diversos canais da empresa na realização de um pedido.
Não se pode confundir esse conceito com a oferta de multicanais de vendas e atendimento, mas sim o processo que envolve a integração dessas opções de contato e relacionamento.
Trata-se, portanto, da gestão dos produtos no que se refere ao:
- gerenciamento,
- movimentação,
- distribuição,
- entrega.
Para isso, a empresa precisa ter uma visão ampla dos estoques, contar com serviços de qualidade e agilidade na movimentação e transporte das mercadorias, além de possuir uma integração completa no que se refere à comunicação com o mercado.
Como vimos no exemplo citado, toda a operação precisa ter conhecimento do que está acontecendo em termos logísticos, sem perder o controle dos processos e oferecendo agilidade e qualidade aos clientes.
Benefícios da logística omnichannel
Uma empresa que coloca em prática a estratégia omnichannel consegue se diferenciar das demais, uma vez que oferece a seus clientes opções para que ele possa:
- fazer cotações,
- tirar dúvidas,
- realizar seu pedido,
- acompanhar o processo de entrega,
- receber rapidamente e com qualidade as mercadorias adquiridas.
Isso significa melhorar a experiência do cliente, uma prática que agrada o mercado e que cria a tão sonhada fidelização.
Além disso, a empresa ganha eficiência operacional, quando a partir de ferramentas adequadas e parcerias sólidas que ofereçam qualidade nas operações passam a prestar um apoio fundamental para uma gestão moderna e de grandes resultados.
Como aplicá-la nos seus processos logísticos?
A aplicação do conceito omnichannel nos processos logísticos se inicia através da integração de sistemas, ou seja, é fundamental que os estoques de produtos acabados, lojas, centros de distribuições, equipes de vendas e parceiros estratégicos tenham acesso às necessidades e saibam exatamente o que fazer diante das demandas apresentadas.
O gerenciamento de inventário em tempo real é outro ponto que precisa funcionar, o que significa saber exatamente as quantidades e disponibilidade de estoques em cada ambiente.
Por fim, um bom planejamento e a interação entre os diversos canais de distribuição precisam acontecer.
Para isso, a comunicação precisa ser clara e precisa, proporcionando agilidade nas operações e o atendimento de qualidade voltado sempre à satisfação do cliente.
Como se observa, é preciso organização, planejamento e muito trabalho para a implantação do conceito omnichannel em uma empresa, envolvendo as mais diversas áreas e, em especial, providenciando diferenciais logísticos para que todo o processo aconteça com qualidade e precisão.
Agora que você conhece mais sobre esse assunto, vale a pena acessar nosso artigo que apresenta o impacto da IA na logística brasileira!
(Imagens: divulgação)