Por que investir em uma logística omnichannel?

Para tratarmos dos detalhes da logística omnichannel é preciso em primeiro lugar compreender o que é exatamente essa estratégia.

A palavra omni é derivada do latim e significa “tudo”, já channel vem do inglês, que traduzida quer dizer “canal”.

Portanto, trata-se da possibilidade do mercado se relacionar com a sua empresa por todos os canais, garantindo que independente do contato realizado, todos os colaboradores e canais envolvidos conseguem obter informações a respeito do histórico dessa relação.

Uma pesquisa realizada pela Opinion Box e Bornlogic mostrou que 3 em cada 4 brasileiros valorizam as empresas que possuem os seus canais de comunicação integrados.

Voltando-se ao mundo da logística, isso significa realizar uma compra via um e-commerce, retirar a mercadoria em uma loja física e, se for o caso, providenciar a sua troca mediante um suporte disponibilizado no site da empresa.

Isso é omnichannel. Deseja conhecer detalhes a respeito? Continue a leitura e confira!

O que é logística omnichannel?

A logística omnichannel consiste em oferecer ao mercado e aos clientes a possibilidade de utilizar os diversos canais da empresa na realização de um pedido.

Não se pode confundir esse conceito com a oferta de multicanais de vendas e atendimento, mas sim o processo que envolve a integração dessas opções de contato e relacionamento.

Trata-se, portanto, da gestão dos produtos no que se refere ao:

  • gerenciamento,
  • movimentação,
  • distribuição,
  • entrega.

Para isso, a empresa precisa ter uma visão ampla dos estoques, contar com serviços de qualidade e agilidade na movimentação e transporte das mercadorias, além de possuir uma integração completa no que se refere à comunicação com o mercado.

Como vimos no exemplo citado, toda a operação precisa ter conhecimento do que está acontecendo em termos logísticos, sem perder o controle dos processos e oferecendo agilidade e qualidade aos clientes.

Benefícios da logística omnichannel

Uma empresa que coloca em prática a estratégia omnichannel consegue se diferenciar das demais, uma vez que oferece a seus clientes opções para que ele possa:

  • fazer cotações,
  • tirar dúvidas,
  • realizar seu pedido,
  • acompanhar o processo de entrega,
  • receber rapidamente e com qualidade as mercadorias adquiridas.

Isso significa melhorar a experiência do cliente, uma prática que agrada o mercado e que cria a tão sonhada fidelização.

Além disso, a empresa ganha eficiência operacional, quando a partir de ferramentas adequadas e parcerias sólidas que ofereçam qualidade nas operações passam a prestar um apoio fundamental para uma gestão moderna e de grandes resultados.

Como aplicá-la nos seus processos logísticos?

A aplicação do conceito omnichannel nos processos logísticos se inicia através da integração de sistemas, ou seja, é fundamental que os estoques de produtos acabados, lojas, centros de distribuições, equipes de vendas e parceiros estratégicos tenham acesso às necessidades e saibam exatamente o que fazer diante das demandas apresentadas.

O gerenciamento de inventário em tempo real é outro ponto que precisa funcionar, o que significa saber exatamente as quantidades e disponibilidade de estoques em cada ambiente.

Por fim, um bom planejamento e a interação entre os diversos canais de distribuição precisam acontecer.

Para isso, a comunicação precisa ser clara e precisa, proporcionando agilidade nas operações e o atendimento de qualidade voltado sempre à satisfação do cliente.

Como se observa, é preciso organização, planejamento e muito trabalho para a implantação do conceito omnichannel em uma empresa, envolvendo as mais diversas áreas e, em especial, providenciando diferenciais logísticos para que todo o processo aconteça com qualidade e precisão.

Agora que você conhece mais sobre esse assunto, vale a pena acessar nosso artigo que apresenta o impacto da IA na logística brasileira!

(Imagens: divulgação)

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