Qual a diferença entre logística inbound e outbound?

A logística inbound e outbound precisa ser tratada de acordo com as necessidades e características vinculadas a essas duas situações.

Diferente do que muitos imaginam, não se trata apenas de receber mercadorias, armazená-las e enviá-las para os clientes que fazem os seus pedidos.

Por trás dessas três atividades existem muitos detalhes que precisam ser bem trabalhados para que a operação possa acontecer com segurança, rapidez e apresentar lucratividade.

Não existem mais dúvidas a respeito da importância desse setor nos negócios, já que pessoas físicas e jurídicas exigem qualidade e rapidez nas entregas, afinal, a troca de fornecedor está na distância de um clique, uma vez que o mundo se transformou em uma aldeia global.

Continue a leitura e confira as diferenças que existem entre a logística inbound e outbound, dois modelos diferenciados que precisam estar integrados para que os resultados desejados sejam alcançados!

Descubra tudo sobre a logística inbound e outbound

Apesar de serem movimentações envolvendo veículos de cargas, armazenagem e a movimentação nos depósitos, existem grandes diferenças entre a logística inbound e outbound.

As duas precisam funcionar para que as expectativas dos clientes e linhas de produção sejam atendidas, portanto, vamos aos detalhes a esse respeito.

Logística inbound

A logística inbound trata da entrada de materiais em uma empresa, ou seja, envolve os processos de recebimento de mercadorias, tais como matéria-prima, insumos, produtos para revenda, etc.

Estão envolvidas nesse contexto uma série de atividades, como:

  • compras de materiais,
  • transporte,
  • armazenamento,
  • movimentação,
  • controle de inventário, etc.

Esse processo precisa estar bem definido, garantindo que os produtos entregues pelos fornecedores sejam exatamente aqueles solicitados.

Além disso, será necessário alimentar os dados de entrada nos sistemas de controle, estocar as mercadorias em locais adequados e manter a contagem de estoque sempre atualizada.

Vantagens

Definições e processos bem planejados fazem com que a logística inbound seja um impulsionador para o sucesso da operação, colaborando com:

  • redução nos custos de aquisição,
  • garantia da qualidade dos materiais recebidos,
  • desenvolvimento de parcerias sólidas com os fornecedores,
  • capacidade de atendimento aos clientes internos e externos da empresa.

Logística outbound

A logística outbound trata dos processos envolvendo a saída das mercadorias.

Diante disso, fica claro que as falhas que podem ocorrer nos processos da logística inbound comprometem as solicitações dos clientes internos (linhas de produção, transferência de cargas e abastecimento de lojas) e no atendimento aos externos (pedidos).

Para isso, essas tarefas envolvem também os processos de controle de qualidade, embalagens, separação de pedidos, movimentação e transporte para os destinatários.

Vantagens

Mais uma vez, quando os processos estão bem definidos e é possível contar com parceiros de negócios que cumprem com os seus compromissos, a logística outbound tende a colaborar de maneira efetiva com a lucratividade das operações.

Para isso, torna-se imprescindível atender às exigências do mercado, garantindo:

  • otimização dos prazos de entrega,
  • aumento da eficiência na distribuição dos produtos,
  • satisfação dos clientes.

Por que é importante diferenciá-las?

A partir das informações apresentadas, fica claro que a logística inbound é a responsável pela entrada de materiais na empresa, enquanto a outbound lida com a saída das mercadorias.

Dois processos diferenciados que exigem cuidados específicos, uma vez que as tarefas realizadas são distintas e todas precisam funcionar, possibilitando um gerenciamento logístico de qualidade e o atendimento a toda a cadeia de suprimentos.

É importante lembrar que qualquer descuido pode comprometer todo o processo, já que a falta de materiais pode parar uma linha de produção ou deixar a loja desabastecida.

Consequentemente, pode gerar insatisfação, reclamações e prejuízos à operação, não só pela falta do atendimento aos clientes, mas pelo seu afastamento em função da fragilidade na estrutura logística e incapacidade de oferecer qualidade diante das demandas.

Agora que você conhece mais e sabe da importância da logística inbound e outbound, continue conosco e confira outros artigos que podem ser encontrados no blog da OPR Logística!

(Imagens: divulgação)

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