O recebimento de mercadorias é um processo fundamental para o sucesso das operações logísticas de uma empresa.
Afinal, não se trata apenas de receber os produtos, mas de verificar se a entrega foi realizada corretamente e fazer todos os registros necessários para a segurança do negócio.
Nesse sentido, trata-se de um processo constituído por diversas etapas, as quais devem ser cumpridas com cuidado e atenção por parte dos profissionais responsáveis.
Para saber mais sobre as etapas do recebimento de mercadorias e as atividades realizadas em cada uma delas, continue a leitura!
Conheça todas as etapas que compõe o recebimento de mercadorias
Cada empresa pode adotar um certo conjunto de procedimentos para realizar o seu recebimento de mercadorias com segurança e eficiência.
No entanto, para garantir o sucesso da operação, há algumas etapas que sempre devem ser seguidas, permitindo um controle rigoroso das entradas de produtos. A seguir, conheça as principais:
Preparação para o recebimento
Para receber os produtos, não basta se dirigir até o armazém da empresa. O sucesso de toda a operação depende de uma preparação prévia, de modo que as etapas seguintes sejam cumpridas com eficácia.
Assim, é preciso realizar o planejamento das entregas, verificar quais são os recursos necessários, o espaço de armazenamento disponível e garantir um bom alinhamento com o setor de compras.
As ferramentas de geolocalização podem se destacar nesse contexto, já que permitem à equipe uma preparação ainda mais cuidadosa, acompanhando a locomoção dos veículos responsáveis pela entrega.
Recebimento físico
Já na etapa de recebimento físico, deverá ser realizada a descarga dos veículos de transporte, o que exige cuidado com a integridade dos itens adquiridos.
Nessa etapa, também é essencial que os profissionais avaliem se os produtos atendem aos padrões de qualidade exigidos e se correspondem às características esperadas.
Caso haja algum problema, ele deverá ser registrado, para que possa ser informado à empresa.
Conferência documental
A etapa de conferência documental corresponde a um dos momentos mais importantes no recebimento de mercadorias.
Após realizar a descarga dos itens, os profissionais deverão conferir os documentos de remessa, como notas fiscais, ordens de compra e conhecimentos de transporte.
É imprescindível que quaisquer divergências entre os documentos apresentados e os itens recebidos seja registrada, desde a entrega de itens distintos até informações como quantidades, preços, datas de validade ou números de lote.
Registro no sistema de gestão
Ao fim de todos esses estágios, a equipe deverá realizar o registro das operações no sistema de gestão adotado pela empresa.
Esse é um procedimento essencial para manter um acompanhamento eficiente das entradas e saídas de mercadorias, permitindo uma atualização constante do controle de estoque e um bom gerenciamento logístico.
Armazenagem
Todo esse processo é encerrado com a armazenagem das mercadorias, o que exige também uma organização dos itens recebidos.
Existem diferentes métodos para realizar essa operação, como Last in, first out (LIFO) ou First in, first out (FIFO).
O mais importante, nessa etapa, é que a disposição dos produtos siga o método adotado pelo negócio, de forma que seja possível localizá-lo com praticidade e rapidez, tornando as operações logísticas mais eficientes.
Seguindo esse passo a passo, você terá a garantia de um recebimento de mercadorias mais seguro, ágil e eficaz.
Para tornar os seus processos logísticos ainda mais bem-sucedidos, conte com a expertise da OPR Logística!
(Imagens: divulgação)